O blog do Magno Martins, teve acesso, com exclusividade, a ordem bancária pela qual a gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) já pagou R$ 2,5 milhões para a Associação do Nordeste de Distribuidoras e Editoras de Livros (ANDELIVROS) para realização do Circuito Literário de Pernambuco – CLIPE. Nesta segunda-feira, o Trtibunal de Contas do Estado (TCE) divulgou no Diário Oficial uma medida cautelar, assinada pelo conselheiro Ranilson Ramos, suspendendo os pagamentos, mas Raquel já tinha pago antes.
Segundo a ordem bancária 2024OB039007, o pagamento foi feito apenas um dia antes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa se reunir e pedir a suspensão dos pagamentos. A Comissão encaminhou o ofício em 22 de maio, mas Raquel Lyra, através da Secretaria de Educação do Estado, já tinha pago em 21 de maio.
O conselheiro Ranilson Ramos, por sua vez, só assinou a cautelar em 29 de maio. Está chamando a atenção que o pagamento foi realizado antes do término da etapa do Recife do Circuito Literário de Pernambuco – CLIPE. O evento segue até as 21 horas desta segunda-feira, no parque de Exposições do Cordeiro. Mas o valor já está pago a empresa, conforme a ordem bancária 2024OB039007, desde 21 de maio.
A cautelar, segundo advogados que acompanham o caso, pode ficar inócua, pois a gestão Raquel Lyra pagou a empresa antes da etapa do evento no Recife terminar.
Esta é a terceira e última etapa do circuito em 2024 e será voltada para todos os municípios jurisdicionados às Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Norte, Recife Sul, Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Mata Norte, Mata Sul e Mata Centro.
A primeira etapa, Agreste, foi realizada de 22 a 27 de abril, em Caruaru. Já a segunda etapa, denominada Etapa Sertão, foi realizada em Serra Talhada, entre os dias 6 e 11 de maio.
Fonte: BLOG DO MAGNO MARTINS