Cíntia Chagas critica exposição sobre Anitta em museu de SP

“Vamos devolver o idioma aos portugueses? O que acham?”, indagou a empresária

Cíntia Chagas Foto: Reprodução/YouTube Cíntia Chagas

A empresária e especialista em comunicação Cíntia Chagas comentou, em suas redes sociais, a realização de uma exposição sobre a cantora Anitta no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Na noite desta quarta-feira (29), Cíntia compartilhou uma notícia sobre a mostra e escreveu: “Camões, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem. Vamos devolver o idioma aos portugueses? O que acham?”.

Cíntia Chagas comentou exposição sobre Anitta Foto: Reprodução/Instagram Cíntia Chagas

Nos comentários, diversas pessoas questionaram a realização da exposição sobre Anitta.

– Não sei o que é mais esdrúxulo: o tema ser em outra língua, a Anitta ser homenageada ou eu, nessa altura do campeonato, ainda me assustar com as bizarrices dessa geração – escreveu um internauta.

– É, sem dúvida, a última Flor do Lácio morreu! Pobre língua portuguesa! – completou uma outra.

SOBRE A EXPOSIÇÃO
A cantora Anitta virou tema de uma exposição que começou na última terça-feira (28) e segue até o próximo domingo (2), no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Intitulada Do You Speak Anitta? (Você Fala Anitta?, na tradução literal), a exposição exibirá informações sobre o universo musical e questões linguísticas relacionadas à cantora.

Os visitantes encontrarão, no local, informações sobre canções de Anitta, principalmente as presentes no último álbum da artista, Funk Generation, que possui músicas em ritmo de funk, cantadas em português, inglês e espanhol.

A exposição ainda contará com os bastidores da produção e apresentará expressões usadas nas canções da artista, como “Grip”, “Joga Pra Lua” e “Olha bem pra mim, más perra que Rin Tin Tin”. Além disso, o museu contará com um espaço mostrando o que diz ser a importância do funk na formação da língua portuguesa.

MUSEU JÁ UTILIZOU LINGUAGEM NEUTRA
O Museu da Língua Portuguesa é a mesma instituição que, em 2021, surpreendeu internautas ao adotar a chamada “linguagem neutra” em uma publicação nas redes sociais. A instituição, que representa a história do idioma nacional, escreveu “todes” ao fazer um convite ao público para o retorno das atividades, que estavam paralisadas após um incêndio em 2015.

– Nesta nova fase do MLP [Museu da Língua Portuguesa], a vírgula – uma pausa ligeira, respiro – representa o recomeço de um espaço aberto à reflexão, inclusão e um chamamento para todas, todos e todes os falantes, ou não, do nosso idioma: venham, voltamos! – dizia a publicação.

*Com informações AE