Encontro aconteceu em evento com militantes em Verona, na Itália
O papa Francisco abençoou a bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) neste sábado (18), em Verona, na Itália. A bênção foi a pedido de João Pedro Stédile, líder do movimento, que estava no local para participar do evento Arena da Paz, com militantes de movimentos populares.
O momento foi registrado em vídeo pelo portal Vatican News, o meio de comunicação oficial da Santa Sé. Stédile mostra a bandeira do MST ao papa, que coloca a mão sobre o objeto, e também fala sobre a situação do Rio Grande do Sul, que enfrenta a maior tragédia climática da sua história.
O líder do MST também discursou no evento com o papa.
– Trago um abraço forte de todos os sem-terra do Brasil – disse Stedile.
Ele finalizou a fala com um poema do bispo Dom Pedro Casaldáliga: “Malditas sejam todas as cercas; malditas todas as propriedades privadas que nos privam de viver e amar”.
O dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile se encontrou nesse sábado (18) com o papa Francisco em Verona, na Itália, e pediu a ele que abençoasse uma bandeira do movimento social. pic.twitter.com/epnTwTfjub
— O Tempo (@otempo) May 19, 2024
Em 2020, o Papa Francisco agradeceu formalmente ao movimento social pela distribuição de alimentos durante a pandemia de Covid-19.
Em carta endereçada a Stédile, Francisco afirmou que “compartilhar os produtos da terra para ajudar as famílias carentes” era um “sinal do Reino de Deus, que gera solidariedade e comunhão fraterna”. O religioso disse que esperava que o gesto “se multiplicasse e encorajasse outras pessoas e grupos a fazerem o mesmo”.
*AE