Defesa de Ricardo César do Vale Antunes afirmou que jornalista de Pernambuco é vítima de censura
O Antagonista
A juíza Andréa Calado da Cruz, da 11ª Vara Criminal de Pernambuco, foi denunciada pelo Ministério Público por “abuso de autoridade” por ter mandado prender preventivamente o jornalista Ricardo César do Vale Antunes (foto), diz O Globo.
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, recebeu a denúncia e a remeteu para ser distribuída a um dos desembargadores da Corte.
No fim de abril, a magistrada mandou prender o jornalista por descumprimento de decisão para retirar do ar denúncia contra promotor do Ministério Público do estado.
Antunes é réu por difamação e injúria, em “continuidade delitiva”, contra o promotor de Justiça Flávio Roberto Falcão Pedrosa.
Em nota, a defesa do jornalista afirmou que ele é vítima de censura e questionou a legalidade da decisão da juíza. “A exclusão de publicação de matéria jornalística representa censura absolutamente proibida pela Constituição”, diz nota publicada no blog do jornalista.
“A prisão preventiva, assim como a exclusão de matéria jornalística, são inconstitucionais, ilegais e merecem ser revogadas.”