Ana Maria Braga fala sobre luta contra o câncer no ânus e HPV

“Eu tinha uma chance mínima de sobrevivência”, relatou

Ana Maria Braga Foto: Reprodução/TV Globo

A apresentadora Ana Maria Braga fez um relato detalhado sobre a sua luta contra o câncer, em 2021, a fim de alertar sobre os perigos do HPV. De acordo com ela, o tumor que teve decorreu do vírus, que é transmitido sexualmente na maioria dos casos.

Segundo a comunicadora, o diagnóstico ocorreu em um estágio em que ela tinha pouca chance de sobreviver.

– Eu tive câncer de ânus. Quando eu consegui descobrir o que eu tinha, ele já estava adiantado, e eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. É muito assustador. Era proveniente do HPV – explicou em entrevista ao Fantástico.

Rosto da campanha de vacinação contra o HPV, Ana Maria incentivou os pais a levarem crianças de 9 a 14 anos para receber o imunizante gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

– Tem agora a vacina; meu Cristo, isso é ouro puro. Se eu soubesse que tinha uma vacina, teria evitado tudo isso – acrescentou.

Ana Maria ainda disse que os pacientes que lutam contra o HPV não devem se sentir constrangidos.

– Você não tem que se sentir culpada porque você está com câncer. Você não tem culpa, porque você é uma mulher sexualmente ativa. Se você é mãe, não tem como ser mãe e não ser sexualmente ativa. A sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é, é uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui – defendeu.