
Os resultados de um estudo comissionado pela NASA sugere que nossa civilização industrial avança para um colapso global, em grande parte pelo manejo insustentável dos recursos e a enorme desigualdade na distribuição da riqueza.
O estudo interdisciplinar baseado em um modelo dinâmico que leva em conta fatores humanos e fatores da própria natureza, cita casos anteriores nos quais civilizações avançadas colapsaram. Impérios como o romano, o mesopotâmico ou várias dinastias imperiais chinesas degradaram por causas detectadas na atualidade. A diferença talvez resida em que pela primeira vez na história a civilização tenha um caráter global.
Os fatores que contribuem à iminente crise global são: a população, o clima, a agricultura, a água e a energia. A estes fatores interrelacionados, que se encontram em pontos críticos, devemos somar a estratificação das classes sociais, um fenômeno que antes já resultou em consequências catastróficas para algumas civilizações.
O estudo coloca sob suspeita a noção de que a tecnologia resolverá nossos problemas de desigualdade e de manejo de recursos: – “A mudança tecnológica pode incrementar a eficiência do uso de recursos, mas também tende a incrementar o consumo de recursos per capita e a escala de extração dos mesmos, tal qual os incrementos em consumo comumente compensam o incremento na eficiência do uso de recursos.”
Os pesquisadores prognosticam que o excesso de consumo das elites propiciará o colapso do povo e este a sua vez terminará produzindo o colapso das elites.
Fonte: The Guardian.