Apresenta recurso ao Superintendente Estadual, dando conhecimento ao Diretor do Iphan Nacional, do Depam, ANDREY ROSENTHAL SCHLEE
Nota
Com referência ao deferimento pelo Iphan Estadual do projeto Rec Cultural, na forma proposta, especialmente do Restaurante Zeppelin, tenho a informar:
1. Qualquer cidadão, na forma da Portaria 420 do Iphan, pode recorrer, de forma fundamentada, da decisão que deferiu a intervenção/projeto.
2. Hoje, apresentei recurso ao Superintendente Estadual, dando conhecimento ao Diretor do Iphan Nacional, do Depam, ANDREY ROSENTHAL SCHLEE, para conhecimento e providências.
3. Também estarei protocolando pedido de abertura de inquérito civil, no Ministério Público Federal.
4. Ontem, ouvi os informes do Sr. Jacques Ribemboim, quanto as razões que o levaram a deferir o projeto, o que não me convenceu e, com esteio, em pareceres de órgãos competentes na matéria, fiz, na ocasião, um registro de respeitosa discordância.
5. Era importante que a Prefeitura do Recife fizesse uma reanalise de sua posição, uma vez que a sua intervenção nos autos é pela aprovação, sob a alegação de que o Zeppelin teria uma provisoriedade, que é de 5 anos. Ora, e não pode ser renovada essa provisoriedade? Tal posição coloca em cheque toda a lógica do Recentro!
6. O Recife resistirá. Não iremos permitir tal empreendimento, na forma pretendida, que agride o paisagismo e o patrimônio histórico do Centro do Recife.
De Olinda para Recife, 12 de março de 2024.
Antônio Campos
