Por Antônio Campos – Advogado, escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras
Em 25 de novembro, teremos um evento, em Recife, com o físico indiano e autor dos best-seller Consciência Quântica e Ativista Quântico, Amit Goswami.
Sobre ele disse meu amigo Deepak Chopra, que tive a alegria de trazer a uma Fliporto, onde fez palestra de abertura inclusive lançando aqui o seu livro O Efeito Sombra e ainda troco correspondências :
“O Dr. Amit Goswami é uma das mentes mais brilhantes do mundo da ciência. Suas ideias têm influenciado profundamente o meu pensamento, e eu sou muito grato a ele”.
Deepak Chopra tem outra grande admiração por um dos mestres indianos que mais admiro, o guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, que ficou conhecido como o Guru dos Beatles. Maharishi criou a Meditação Transcendental, adaptando para Ocidente o que aprendeu com o seu mestre, no Himalaia. A forma simples e mais revolucionária já criada até hoje, oriunda de uma grande tradição indiana.
No documentário ‘’Quem Somos Nós?’’, Amit Goswami diz uma frase célebre: A física quântica é a física das possibilidades. Tudo está na consciência e nas possibilidades que ela pode criar, muito mais do que na matéria. É tempo de ouvir e refletir sobre física quântica e o mundo de possibilidades, que é nossa mente.
A Inteligência Artificial, que é um jogo de algaritimos, vencerá a intuição humana? Não acredito. Contudo, é muito importante haver uma regulação para se evitar graves distorções que podem colocar a vida do homem em risco na Terra. Em pouco tempo, se não houver regulação, veremos os Robots: seres humanos usando chips de Inteligência Artificial.
Esse confronto ou dialética entre a física quântica, que resgata uma longa tradição, e a tecnologia dos algaritimos da Inteligência Artificial ainda vai dar muito o que falar. Vamos dar uma oportunidade de ouvir ativistas quânticos, como Amit Goswami e Deepak Chopra, que sempre buscaram preservar e valorizar a consciência humana.