A emocionante sessão em homenagem aos 25 anos da Folha de Pernambuco 

Blog da Folha

A Folha de Pernambuco, que completou 25 de atividades este ano, foi homenageada, na manhã de hoje, pela Câmara dos Deputados, em Brasília. O autor do requerimento é o deputado federal Augusto Coutinho. Esta é a terceira homenagem que o jornal recebe das casas legislativas pelo aniversário. A primeira foi na Câmara Municipal do Recife, proposta pelo vereador Almir Fernando (PCdoB); a segunda, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com requerimento do deputado Sileno Guedes (PSB).

Na presidência da Mesa, o deputado Luciano Bivar. A mesa foi composta pelo deputado Augusto Coutinho, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro; o diretor executivo da Folha, Paulo Pugliesi; a diretora administrativa da Folha, Mariana Costa; a editora chefe da Folha, Leusa Santos. O evento contou com empresários de Pernambuco que foram prestigiar o evento, como o presidente do Sindaçucar, Renato Cunha; e o prefeito do Recife, João Campos, além de senadores pernambucanos.

Em sua fala, Luciano Bivar disse que hoje é um dia de muita felicidade. “Quando se fala em opinião se fala em liberdade de expressão que é fundamental da democracia. Nutrem-se mutuamente. Temos que ter diversidade de opinião e de meio de expressão. A Folha em sintonia com os leitores priorizou a cobertura policial e da Alepe. A conjunção dessas pautas reduziu os índices de criminalidade. Isso mostra a importância da Folha do ponto de vista intelectual e político”, disse Luciano Bivar.

“A folha trouxe várias inovações editorais como formato compacto. Seu conteúdo é diariamente adaptado as outras mídias. A conquista do sucesso percorreu o difícil caminho de adequação aos novos tempos e tecnologia”, pontuou.

Segundo deputado, o grande diferencial da Folha é a qualidade, a pluralidade, independência e a credibilidade. “Isso faz da Folha parte indissociável da opinião pernambucana”, acrescentou. O deputado também destacou o papel relevante o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, no sucesso alcançado pelo jornal.

O deputado Augusto Coutinho, autor do requerimento, disse que é com muita alegria que comemora o primeiro quarto de século do jornal. “Criado a partir da visão inovadora de Eduardo Queiroz Monteiro, que abriu uma terceira via no mercado de comunicação do estado, quando se pensava que não existia espaço para um novo veículo”, disse. Segundo Coutinho, a Folha nasceu com um desafio de levar o hábito da leitura a um numero maior de pernambucanos. O deputado relembrou a primeira manchete do jornal.

O deputado relembrou as inovações do jornal, ao longo dos anos. “O grupo ganhou  o reforço do portal e de rádio, constituindo um complexo de comunicação. Em 2013, o jornal encampou uma reformulação da linha editorial, tornado ainda mais completo, mantendo o foco na prestação de serviços. Quatro depois, foi a pioneira no estado ao adotar o formato berliner, ideal para uma leitura agradável e mais eficiente em termos econômicos e ambientais”, lembrou. Ressaltou também a forte presença da Folha em todas as mídias sociais. “Como Eduardo ressalta, o futuro é sempre agora. Vida longa à Folha”, finalizou.

Em seu  discurso, o deputado Carlos Veras (PT) disse que se está na Folha é fato, é porque aconteceu ou vai acontecer, é porque está na boca do povo. “Quero cumprimentar a folha pelo seu trabalho relevante. Faço questão de vir aqui cumprimenta-los pelo trabalho que tem feito”, disse.

O deputado Fernando Monteiro disse que não se começa se não se faz as pessoas sonharem. “Por isso Eduardo, sua força de vontade trazem a esse momento de hoje. Estamos homenageando um veiculo que quebrou paradigmas. Essa homenagem mostra que aqueles que lá atras sonharam com dr. Eduardo viram o sonho virar realidade”, afirmou. Lembrou a ainda que o presidente da Folha levou para Brasília a primeira agência de notícias do Nordeste”, disse.

Relatou também a coragem de manter o impresso  como uma marca de Eduardo Monteiro. “A Folha de Pernambuco é imortal pela sua coragem, determinação e força de Vontade”, afirmou.

O deputado Felipe Carreras (PSB-PE) ressaltou não é comum em sessões solenes na Câmara ver tanta gente. “É uma alegria homenagear a Folha pelos seus 25 anos, um jornal popular que promoveu a democratização da informação no nosso estado. Tem se destacado como um veiculo comprometido”. Destacou também a importância da Folha durante a pandemia da covid-19. “A Folha desde o seu surgimento abraçou as raizes culturais do estado. Quero destacar o papel fundamental desempenhado pelos profissionais que fazem parte dessa equipe”, afirmou.

O deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) afirmou que a Folha é um dos mais importantes veículos do estado. “A folha presta um grande serviço a Pernambuco e ao Nordeste, com todo o trabalho jornalístico feito com muita competência. Fica aqui o abraço do meu partido e creio que de toda a Câmara. A Folha tem sido sempre uma defensora intransigente da liberdade de expressão e da Constituição do nosso país”, pontuou.

O prefeito do Recife, João Campos, falou da alegria de estar na Câmara saudando Eduardo de Queiroz Monteiro. “Queria dizer que um motivo de emoção estar aqui, fui deputado e agora prefeito  e a primeira vez que volto a esta tribuna. Nada na vida é por acaso. Estar de volta para fazer uma justar homenagem a um veículo de comunicação como a Folha. “Nossa relação é uma relação que antecede. Começou com meu pai”, disse.

Para o prefeito, rodar um veiculo impresso, ter um portal, engajamento nas redes sociais e um corpo de profissionais competentes é uma tarefa quase que heróica fazer isso sem manter a qualidade. “A gente fica muito feliz de contar com esse encontro de hoje. Que venham mais muitos e muitos anos. Que a gente possa ter o fortalecimento da imprensa, que seja mais fortalecida. Quem a gente possa ver Brasil afora muitas folhas cumprindo essa missão’ acrescentou.

O presidente da Folha, Eduardo de Queiroz Monteiro, ressaltou a importância dos dois concorrentes da folha no Estado, que são centenários, e que é uma honra para a Folha merecer essa homenagem. “José Múcio presta um grande serviço a Pátria. Saiu do seu conforto e apenas e tão somente presta esse serviço extraordinário. Obrigado pelo que você tem feito pelo País. Ressaltou a presença do prefeito e a relação de respeito e carinho que teve Eduardo Campos. “Sua presença aqui João também é a presença de Eduardo”, disse.

O presidente ressaltou a importância da equipe no sucesso do jornal. “Antes de falar na folha que fazer algumas referências, os jornalistas como Leusa, Magno Martins e tantos outros. Agradecer de maneira valorosa do meu setor sucroalcooleiro. Eu vejo Mário Campos, André Rocha, Renato cunha, Pedro Robério, Roberto Holanda, Estou honrado com a presença desses bravos companheiros”.

Registrou também presença do setor de fornecedores de cana, como Alexandre de Andrade Lima e José Inácio, que representa do Nordeste. Também as lideranças sindicais e de diversos políticos, como Fernando Dueire, Fernando Bezerra Coelho, Fernando Filho, o melhor ministro das Minas Energias, segundo ele. Senador José Jorge, Teresa Leitão, o deputado Eduardo da Fonte, o presidente do porto do Recife, Delmiro Gouveia, Mauricio Hans, o deputado Tulio Gadelha, a ministra Luciana Santos, o ex-deputado Silvio Costa, Liana Ventura, representando a Fundação Altino Ventura.

“Preciso dizer que essa Folha nasceu de forma inusitada. A leitura era elitista. A folha entrou com uma proposta popular, com preço de capa baixo. Um jornal com perfil popular, com o tempo as circunstancias foi nos levando para o formador de opinião. Aí fomos ganhando um mercado que não era nosso mercado original”, disse. Lembrou da fundação do jornal e se emocionou ao falar do pai, que era o dono do imóvel. Lembrou também das restaurações que foram feitas na estrutura do prédio para suportar a rotativa do jornal.

Ao longo do discurso, o presidente do grupo EQM relatou as dificuldades que enfrentou no início do jornal. “No mundo das redes sociais e das fake news, o jornal tem um papel muito importante. Tem sido um desafio cotidiano, mas estou motivado a continuar essa luta”, garantiu.

“O jornal tem que permitir que todas as forças se represente no jornal. Não podemos de dar essa pluralidade. Eu talvez seja a pessoa menos importante do jornal, eu não vivo o jornal diariamente, mas quer dizer que há todo mundo em torno do jornal torcendo para que esse veículo resista, sobreviva, seja um trincheira importante das defesas das melhores causas de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil. Quero agradecer penhoradamente essa homenagem que recebo hoje. É uma homenagem a uma veiculo, a uma ação coletiva. Voltamos reenergizados, mais fortalecidos com essa homenagem. Ela é talvez a coisa mais importantes que já recebemos no 25º ano da Folha”, disse.

“Essa homenagem é de uma simbologia extraordinário. Meu pai deve estar muito feliz onde está com essa homenagem. Eu não seria nada sem ele”, afirmou.

Ao finalizar a sessão, o deputado Luciano Bivar agradeceu a presença de todos e ao autor do requerimento de homenagem à Folha, Augusto Coutinho. Esclareceu que muitos outros convidados queriam também falar, estavam inscritos, mas não foi possível pela limitação do tempo.