Grande parte das dificuldades matématicas dos alunos deve-se a incapacidade deles compreenderem os enunciados dos problemas ou das atividades propostas em sala de aula, isto porque o nível de aprendizagem de Língua Portuguesa é baixo.
As avaliações, feitas na últimas décadas, apontam que pouco mais de um quarto dos alunos conseguem compreender o que leem.
Vale ressaltar que compreensão não é se dá através do domínio do código linguístico, é consequência do conjunto de informações e conhecimentos acumulados ao longo da vida, ou seja, a compreensão requer um mínimo de referências para que ocorra.
Considerando o volume rasteiro de leitura de livros e periódicos no Brasil é quase impossível esperar que esse quandro de “incompreensão se reverta” tão cedo.
E importante ressaltar que esses dados apontando a precariedade de aprendizado dos alunos são divulgados constantemente, entretanto, nada se faz. Em nenhum momento se discute o modelo de ensino atua, que, claramente, abriu mão do ensino dos conteúdos das disciplinas em nome de um linha ideologizante e delirante. Nos modelo atual o professor não tem com meta garantir o aprendizado de sua disciplina; sua missão é forma o cidadão crítico.
E realmente tem conseguido isso plenamente, pois um cidadão que não sabe fazer conta e pouco compreende o que lê… é um cidadão critico. Em estado critico.
Por Márcio Almeida via blog Luis Nassif Online