‘O sistema é f***’, diz colunista do Globo sobre cassação de Deltan

Na última terça, por unanimidade, TSE cassou o mandato de Dallagnol

Colunista do jornal O Globo Merval Pereira
Colunista do jornal O Globo, Merval Pereira Foto: YouTube/Globo News

Nesta quinta-feira (18), o colunista do O Globo, Merval Pereira, analisou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a cassação do agora ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Em seu artigo, intitulado O sistema é f***, o articulista, intencionalmente, faz seus leitores recordarem do marcante personagem do filme Tropa de Elite 2, o capitão Nascimento.

Merval observa que a Justiça do Brasil permanece em uma fase “mediúnica”. Para ele, tudo “faz parte de um esquema organizado” que busca “liberar condenados e condenar os que os condenaram”.

O colunista afirma ainda que a sentença proferida contra Dallagnol ocorreu por meio de suposições. Ele ressalta também que o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso do deputado cassado, disse que o parlamentar “poderia” ser alvo de processos administrativos por parte do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

– O curioso nesse caso é que não existia nenhum processo administrativo disciplinar contra ele – afirma Pereira, em sua coluna.

Apesar da crítica aos “excessos” da Lava Jato, na qual Deltan foi o procurador, o jornalista não descarta as comprovações da operação.

– Os fatos não foram alterados. A corrupção existiu, o dinheiro foi roubado (…) – pontua.