AIP e Sinjope condenam tentativas de calar o Blog do Ricardo Antunes

Por André Beltrão
A Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) emitiram duras notas contra as agressões contra o Blog do jornalista pernambucano Ricardo Antunes, um dos maiores do Nordeste.

O blog, que se destaca por ser um dos mais lidos no Brasil no âmbito do jornalismo investigativo, tem sido atacado de forma torpe e covarde por aqueles que tem desprezo pela democracia e pela imprensa livre. Primeiro os ataques surgiram através do presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Ailton Jr., que ficou irritado por ter tido seu nome em uma das matérias sobre a “Farra de Noronha”.

Ele não só ameaçou a integridade física do jornalista como gravou vídeo com ameaças ao livre direito de expressão. A delegacia apura o caso, bem como o do assessor especial do prefeito, Yves Ribeiro (MDB), que também em vídeo, pede para que a população ataque as redes sociais do jornalista.

Presidente da Sinjope, Jailson da Paz, e da AIP, Múcio Aguiar, deram nota contra as ameaças a liberdade de imprensa

Pouco depois, uma página apócrifa foi criada com o objetivo de denegrir a imagem do profissional com ataques de fake news contra a honra de Ricardo Antunes que foi chamado até de pedófilo, o que motivou uma reação imediata das duas entidades.

A Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) disse que recebeu com preocupação a série de tentativas de “intimidação feitas por alguns agentes públicos e privados contra o Blog do Ricardo Antunes”.

” Em vídeos, áudios e prints que chegaram ao nosso conhecimento é clara a tentativa de cercear o direito a crítica e a livre expressão sagrados no bom jornalismo que tem, como uma de suas razões, levar a informação para a população”, diz a nota da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP).

Por sua vez, o Sindicato dos Jornalistas também manifestou sua repulsa com a tentativa torpe, vil e covarde dos ataques feitos através de uma página fake. Tão logo foi denunciada na Delegacia de Crimes Cibernéticos e na própria Polícia Federal a página sumiu do ar , mas as investigações continuam.

“Procuram confundir internautas ao colocar lado a lado reportagens e fatos sem qualquer comprovação, que, na verdade, são ataques grosseiros e inverídicos. Frente a isto, o Sinjope se solidariza com o jornalista e reitera a confiança de que crimes desse tipo sejam investigados e punidos conforme a lei”, conclui a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope).

Confira a nota oficial das duas entidades: