Griffin afirma que o governo Biden tomou a direção errada
Wyatt Reed
Sputnik Internacional
Como observou certa vez o revolucionário russo Vladimir Lenin, “há décadas em que nada acontece; e há semanas em que décadas acontecem”. O pacote de resgate para o Silicon Valley Bank (SVB) apresentado pelas autoridades dos EUA mostra que o capitalismo na América está “quebrando diante de nossos olhos”, afirmou o bilionário Ken Griffin, gerente de fundos de hedge.
“Os EUA deveriam ser uma economia capitalista, e isso está desmoronando diante de nossos olhos”, disse Griffin a um importante jornal de negócios britânico durante uma entrevista na segunda-feira.
A declaração veio apenas um dia depois que os reguladores americanos prometeram que todos os clientes do SVB – incluindo aqueles que investiram mais do que o limite de US$ 250 mil garantido pela Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) – serão reembolsados ??em razão do colapso do banco.
DORMINDO AO VOLANTE – Advertindo que “houve uma perda de disciplina financeira com o governo resgatando os depositantes integralmente”, Griffin culpou os reguladores, que ele disse serem “a definição de estar dormindo ao volante”.
Se o governo Biden tivesse simplesmente deixado os bancos falirem e apenas apoiado as contas seguradas pelo governo federal, teria sido “uma grande lição de risco moral”, de acordo com o bilionário.
Griffin está longe de ser o único investidor influente a criticar a decisão de resgatar os banqueiros que decidiram apostar na perspectiva de que as baixas taxas de juros durariam anos.
“O que efetivamente aconteceu é que [Biden] nacionalizou o sistema bancário americano”, disse o empresário canadense e apresentador do Shark Tank, Kevin O’Leary.
APOIO DO GOVERNO – “Não é mais um risco, não é mais privado em nenhum sentido. Agora é apoiado pelo governo, em última instância, pelo contribuinte. Então, não importa o quão ruim você seja como gerente de banco.”
O’Leary já havia criticado o “conselho de administração negligente” e a “gestão idiota” do SVB pelo fiasco financeiro, perguntando nas redes sociais: “Por que os contribuintes deveriam socorrê-los?”
Federal Reserve revisará o colapso do SVB depois que Biden disse que ‘perguntas importantes’ permanecem E um porta-voz sênior do Tesouro insistiu no domingo que os americanos médios não acabariam pagando a conta do resgate:
DINHEIRO DO CONTRIBUINTE – “Para os bancos que foram colocados em liquidação judicial, o FDIC usará fundos do Fundo de Seguro de Depósito para garantir que todos os seus depositantes sejam curados”, disse, acrescentando que “o Fundo de Seguro de Depósitos está assumindo o risco”. E completou: “Isso não é dinheiro do contribuinte.”
No entanto, de acordo com a comentarista americana conservadora Liz Wheeler, simplesmente não é o caso.
“O resgate do Fundo de Seguro de Depósito não é diretamente dos contribuintes”, escreveu ela no Twitter na segunda-feira. Mas o Fundo é composto por bancos. Esses bancos pagarão a conta do resgate. Em seguida, eles repassarão esse custo aos consumidores. Ou seja, a você.”