É FREVO, É FUTEBOL. Por CLAUDEMIR GOMES

Por CLAUDEMIR GOMES

O recifense já vive o carnaval 2023!

Aliás, desde os primeiros dias do ano que se observa os sinais na Capital Pernambucana, e em Olinda, onde a folia parece ser mais sedutora naquele cenário natural, mágico, onde o passado fez morada, e se faz contemporâneo do novo tempo.

Pois bem! Apesar dos foliões terem dado uma mostra de como será à folia de Momo no Chocalho do Neno; Cabeça de Touro; Amantes da Glória, Bulindo no Caldinho; Bloco do Oiti; Virgens do Bairro Novo; Olinda Beer; De Bar em Bar; Baile Municipal e outras mil e uma prévias, haverá futebol nesta terça-feira, quarta-feira, e pasmem, no sábado de Zé Pereira. Fora do Recife, evidentemente.

Os jogos da terceira e quarta rodadas da Copa do Nordeste, fazendo um contrapontoDe com a maior festa popular do País, que no Recife ganha proporção gigantesca, são imposições de um calendário draconiano empurrado nos clubes de goela abaixo. “Coisas do futebol brasileiro”, como bem ressaltava o saudoso Edvaldo Morais.

Nesta terceira rodada, que será disputada hoje, e amanhã, os clubes do Grupo B atuam como mandantes. Sendo assim, o Santa Cruz recebe o Atlético de Alagoinhas, às 19h30, desta terça-feira, no Arruda; e amanhã, o Náutico mede forças com o Fluminense do Piauí, às 21h30, nos Aflitos. O Sport joga com o Ceará, em Fortaleza, hoje às 21h30, partida que será transmitida pela TV Jornal.

Nas duas primeiras rodadas da competição regional, apenas dois clubes conseguiram vencer como visitantes: Náutico e Sport. Tal fato nos deixa com a certeza de que o mando de campo será decisivo na formação de tendências nesta fase de grupos da Copa do Nordeste. Eis o desafio de tricolores e alvirrubros: comparecerem ao Arruda, e aos Aflitos, respectivamente, hoje e amanhã, para ajudarem Santa Cruz e Náutico juntarem mais uma vitória no “Nordestão”. Afinal, quem não fizer bem o dever de casa, não se classificará para a próxima fase da disputa. Não é regra, mas é ordem natural.

O Clássico das Multidões – Santa Cruz x Sport – que estava programado para o próximo sábado, no estádio do Arruda, mas a CBF vai reprogramar para uma nova data. Questão de bom senso! Sábado é o dia do desfile do Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo. E o Galo não abre mão da presença de nenhum dos seus amantes, ou os amantes não abrem mão de frevar no bloco. Após um confinamento de dois anos num galpão na rua Imperial, o retorno do Galo da Madrugada as ruas do centro do Recife está sendo aguardado com muita expectativa.

Este ano a agremiação faz um tributo a Enéas Freire e Ary Nóbrega, dois “gigantes” que transformaram a história do bloco num capítulo a parte, do carnaval pernambucano. Portanto, sábado quem fará gol de placa é o torcedor, com muito passo, sem perder o compasso.

Na Quarta-feira de Cinzas tem mais: O Sport vai receber o Bahia, às 21h30, na Ilha do Retiro, e o Santa Cruz irá a Maceió enfrentar o CRB, partida programada para às 18h, no Rei Pelé. Na quinta-feira (23/02/2023), o Náutico vai a Salvador enfrentar o Vitória. Os jogos pós carnaval são válidos pela quinta rodada da Copa do Nordeste.

Jogos do Pernambucano só no dia 25 de fevereiro.

É tempo de frevo no pé. Bola na rede vem depois.

Como disse o grande Luís Bandeira: “Quem é de fato, um bom pernambucano, espera um ano, e se mete na brincadeira, esquece tudo, quando cai no frevo…”.