Orgia teria ocorrido durante o período de lockdown
O Vaticano está apurando se houve orgia em uma catedral do Reino Unido durante o lockdown da pandemia de Covid-19. O caso foi exposto no último sábado (21) pelo jornal britânico Sunday Times, que apontou ainda que um dos padres da diocese, Michael McCoy, teria convidado fiéis para uma festa.
McCoy, que era responsável pela catedral de Newcastle, se suicidou em abril de 2021. O religioso tirou a própria vida quatro dias após descobrir que era alvo de um inquérito policial por abuso sexual de menores. As informações são da Folha de S.Paulo.
Uma pessoa contou ao jornal britânico que “várias reclamações foram feitas por indivíduos dentro da diocese depois que surgiram informações sobre uma festa sexual ocorrendo nos aposentos dos padres anexos à Catedral de Newcastle”.
O arcebispo de Liverpool, Malcolm McMahon, está responsável pela investigação do caso. A apuração inclui ainda as circunstâncias da renúncia do bispo Robert Byrne, que deixou a diocese em dezembro de 2022. McMahon deve preparar um relatório aprofundado sobre o ocorrido.