Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
A cerimônia de posse das ministras Sonia Guajajara, titular da pasta dos Povos Indígenas, e Aniele Franco, do Ministério da Igualdade Racial, foi realizada em conjunto nesta quarta-feira (11/01) no segundo andar do Palácio do Planalto.
O ato conjunto teve início às 17h no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diversos ministros de estado e parlamentares.
Repleta de simbolismos, a solenidade foi marcada pela sonoridade da cultura de matriz africana, do samba e da música indígena. O Hino Nacional foi executado na língua indígena Tikuna.
Durante o evento, o presidente Lula assinou a sanção da lei que equipara injúria racial ao crime de racismo. A lei, aprovada em dezembro pelo Congresso Nacional, aumenta a punição nos casos de injúria e adiciona agravantes no caso de ocorrência em locais esportivos ou artísticos. O chefe do Executivo tinha até esta quarta-feira para se manifestar pelo veto ou sanção da lei, aprovada sem ressalvas, apesar de resistências de setores do Ministério da Justiça.
Com informações do Correio Braziliense