Santiago ficou em 1º lugar na categoria de melhor romance.
O mineiro, Silvio Santiago, romancista de Mil Rosas Roubadas e vencedor do prêmio Oceanos de 2015 venceu o 59º Prêmio Jabuti, mais tradicional troféu literário do Brasil. Ele ficou com o primeiro lugar na categoria romance com o livro Machado (Companhia das Letras), obra que reconstitui os últimos dias do escritor e fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis, em romance audacioso e original.
Doutor em letras pela Sorbonne, Silviano começou a carreira lecionando nas melhores universidades norte-americanas. Transferiu-se posteriormente para a PUC-Rio e é, hoje, professor emérito da UFF. Sua vasta obra inclui romances, contos, ensaios literários e culturais.
Ao todo o prêmio Jabuti inclui 29 categorias, com três vencedores em cada. Os outros dois vencedores da categoria romance foram, respectivamente, Cristovão Tezza, por A tradutora (Record), e Maria Valéria Rezende, por Outros cantos (Companhia das Letras). Neste ano, o Jabuti inclui duas novas categorias: história em quadrinhos e livro brasileiro publicado no exterior. Foram premiados em primeiro lugar, respectivamente, Castanha do Pará (publicação independente), de Gidalti Oliveira Moura Júnior, e A Cup of rage (Penguin Random House UK), de Raduan Nassar.
Na categoria contos, a escritora Veronica Stigger ficou em primeiro lugar com Sul (Editora 34), seguida por Se for pra chorar que seja de alegria (Global), de Ignácio de Loyola Brandão, e da coleção Rubem Braga – Crônicas (Autêntica), organizada por André Seffrin, Bernardo Buarque de Hollanda, Carlos Didier.
Mais prêmios em novembro
Cada um dos vencedores receberá R$ 3.500 pelo prêmio. A cerimônia de entrega será no dia 30 de novembro, quando serão anunciados os vencedores do livro do ano de ficção e livro do ano de não ficção – cujos autores receberão R$ 35 mil cada um – definidos por votação dos profissionais do mercado editorial.
A CBL recebeu 2.346 inscrições para as 29 categorias do prêmio. A escritora Ruth Rocha será homenageada neste ano com o prêmio “Personalidade Literária” pelo conjunto de sua obra e contribuição à formação de gerações de leitores.