‘Choro como uma criança’, disse Paulo Autran em carta antes de morrer

Paulo Autran morreu em 2007 aos 85 anos de idade, vítima de um câncer de pulmão. Em seus últimos dias de vida, ele trocou cartas com Fernanda Montenegro, que agora serão reveladas ao público por meio do documentário de Marco Abujamra, Paulo Autran – O Senhor dos Palcos, produção com estreia prevista para o dia 21 de agosto, no Festival de Cinema de Gramado.
Em um domingo daquele ano, Paulo iria subir no palco para estrelar sua 90ª peça. Estrelando O Avarento, de Molière, ele teve que cancelar aquela apresentação, pois foi levado às pressas ao hospital por sentir dores no peito. Quatro meses após esse episódio, ele passou a trocar cartas com Fernanda Montenegro:
Meu infarto foi o meu fim como ator, definiu, em uma das correspondências, segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da ‘Folha de São Paulo’, neste domingo (13).

‘Choro como criança’, revelou Paulo Autran em carta à Fernanda Montenegro antes de morrer
Paulo escreveu o seu último texto no dia primeiro de outubro de 2007.
O conteúdo foi enviado, justamente, à ‘Fernandona’. Quatro meses antes de escrever o texto, o profissional da dramaturgia passou mal. Ele estava prestes a fazer mais um espetáculo de ‘O Avarento’, quando teve um infarto. Naquele dia, o dinheiro de mais de 1000 ingressos teriam que ser devolvidos. O público viu atônito ao padecer de um grande mestre, que disse chorar como criança por perceber que não teria a capacidade de voltar aos palcos. “Meu infarto foi meu fim como ator”, diz Paulo no texto que emociona muita gente.
Carta de Paulo Autran à Fernanda Montenegro onze dias antes da morte é revelada e conteúdo emociona
A carta está sendo revelada agora, pois estão fazendo um documentário sobre a vida do grande ator do teatro e da televisão. Em ‘O Senhor dos Palcos’, a vida do profissional da dramaturgia é lembrada.

Fernanda chegou a responder à carta de Autran, em que ele fala da expectativa de morrer. Foram três dias de espera até Paulo ler o que a diva do teatro lhe escreveu. Montenegro escreveu uma mensagem emocionante e revelou que, caso o amigo pare, toda a geração para, o teatro para. A mãe de Fernanda Torres disse que teve um choque ao ler as premonições do amigo.
Paulo Autran evita falar em Deus em carta de premonição e rejeita a ideia de reencarnação: ‘Me agarro nas lágrimas’
Mesmo prevendo o próprio fim, Paulo evita falar em reencarnação ou da chegada até Deus. Ele fala em se agarrar à existência e às lágrimas, que, naquele período, faziam parte de seu dia a dia. O ator, além do infarto, já convivia com um câncer há vários anos. Por isso, sua expectativa de melhora era praticamente zero.
Ainda no texto, o ator diz que seus médicos dizem que ele não morrerá do câncer ou do coração, que está ótimo, mas que ele sabe que o seu fim está chegando. Ele agradece a todos e dá o seu adeus.