Ministro diz temer vitória do ‘playboyzinho’ Aécio

Carvalho diz que Estado brasileiro é elitista e está voltado à manutenção dos privilégios dos ricos

Da Folha de S.Paulo – Mariana Haubert Prestes a deixar o governo, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) atacou a oposição nesta terça (9) em discurso em evento no Planalto com cooperativas que usam extrativismo sustentável. Carvalho afirmou que o governo sofre ‘perseguição e discriminação’ por defender projetos sociais: ‘[O governo fica] sofrendo todo o tipo de acusação, de bolivarianismo, de chavismo, de mais um monte de merda [sic] que os caras falam para poder fazer funcionar de fato o Estado em função da maioria’, disse.

‘É isso que esteve em disputa nas eleições. Eu morria de medo de o playboyzinho [referência ao senador Aécio Neves, do PSDB] ganhar a eleição porque eu tinha clareza que ia acabar essa energia que está aqui nessa sala.’

Ao afirmar que o evento representava um momento de felicidade porque se celebrava a junção ‘entre governo e sociedade’, o ministro disse que as políticas voltadas para os mais pobres se intensificaram ‘quando o metalúrgico de nove dedos começou a implantar a mudança de lógica do Estado brasileiro’.

O ministro disse que o Estado brasileiro é elitista e voltado à manutenção dos privilégios dos mais ricos: ‘Quando se assume o governo, […] tem contra si todo o poder econômico, todo o poder da mídia, tudo aquilo que a elite construiu e mantém cuidadosamente século após século’.

PSDB CONTRA-ATACA

Os líderes do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira, e na Câmara, Antonio Imbassahy, divulgaram nota criticando Carvalho: ‘A fala desrespeitosa do ministro Gilberto Carvalho (…) revela o desespero de um governo pego em flagrante no maior escândalo de corrupção da história do país, agride os mais de 50 milhões de brasileiros que votaram no senador Aécio Neves e ofende o Senado’.