Paulista divulga balanço de gestão do primeiro biênio

Para apresentar o conjunto de ações promovidas pela Prefeitura do Paulista nos primeiros dois anos de governo, o prefeito Junior Matuto (PSB) promoveu uma coletiva de imprensa, na manhã de hoje, no Armazém 10. Acompanhado do vice-prefeito, Jorge Carreiro, e do secretariado municipal, o gestor apresentou o balanço dos programas e ações de cada secretaria no biênio 2013-2014. A gestão municipal foi focada, neste primeiro momento, em quatro eixos temáticos: saúde, educação, cidade e pessoas.

“O grande desafio da gestão foi olhar pra cidade como um todo. Para isso, construímos um processo político participativo nos quatro cantos da cidade. Também considero que foi muito proveitoso adotar o modelo bem sucedido de monitoramento do Governo do Estado na gestão municipal. Temos agora a dimensão de todas as ações da Prefeitura na palma da mão, em tempo real”, avaliou Junior Matuto.

Na área da Saúde, as realizações mais importantes são a construção de oito novas unidades (duas já entregues), revitalização de 13 centros médicos e reforma de outros cinco postos, totalizando a execução de obras em 26 pontos de atendimento. Destaque ainda para a criação dos programas ‘Remédio em Casa’ – entrega de medicamentos em domicílio para idosos e acamados e o ‘Segue Cuidando’ – transporte gratuito as unidades de tratamento especializado, especialmente em hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.

Na área de Educação, algumas ações ganharam mais relevância, como a destinação de R$ 2,3 milhões do FEM para reformas de 12 estabelecimentos de ensino da rede municipal; a compra de dois prédios modernos para a instalação das escolas Alga Marina, em Arthur Lundgren I, e Tancredo Neves, em Jardim Paulista Baixo. Além da aquisição de quatro ônibus escolares para transporte de alunos em áreas da Zona Rural e da entrega dos novos fardamentos estudantis (calça, bermuda, camisa malha fria, tênis e sapato). Saúde e Educação foram consideradas como áreas prioritárias pela gestão municipal no primeiro ano de governo.

A prefeitura também esteve atenta para a execução de programas sociais – capacitação da mão de obra local, casas de acolhimento, a criação da nova sede do Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Regional Praias. Para a área de Infraestrutura, foram realizadas obras de calçamento, revestimento asfáltico e pavimentação de 30 ruas. Destaque ainda para as intervenções de macrodrenagem dos canais mais extensos da cidade.

E, finalmente, na área de Habitação, foram entregues 310 unidades no Loteamento Nossa Prata, no Riacho de Prata II, além do habitacional Luiz Bonaparte, no Fragoso, com 448 unidades. Outras 400 unidades serão entregues na próxima etapa do projeto habitacional.