Pacote de medidas de Mantega para reequilibrar as contar públicas prevê a volta da Cide, contribuição para regular o preço dos combustíveis
![]()
A nova equipe econômica de Dilma está preparando medidas para tentar recuperar a economia do país. Na última terça-feira, 25, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou à presidente um pacote de medidas para reequilibrar as contas públicas.
Entre as propostas apresentadas à presidente está a volta da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), contribuição que incide sobre os preços dos combustíveis.
O pacote também inclui propostas para reduzir gastos com seguro-desemprego e abono salarial, que juntos somam R$ 45 bilhões por ano. O texto também propõe a redução de despesas com pensão pós-morte.
A Cide foi criada em dezembro de 2001, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Ao longo dos anos, ela foi gradualmente reduzida até ser zerada em 2012. Se retornar, a Cide pode gerar uma receita extra de cerca de R$ 14 bilhões por ano.
Dilma pretende apresentar a decisão final sobre o pacote de medidas na próxima quinta-feira, 27, quando a nova equipe econômica será oficialmente anunciada.
fonte:folhasp