Em resposta às declarações do prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) à Rádio Folha FM 96,7, nesta terça-feira (18), a deputada e presidente estadual do PT, Teresa Leitão, enviou uma nota ao Blog da Folha e disse que o gestor “não tem autoridade política para falar dos seus interesses” e que nunca foi candidata a Prefeitura de Olinda. Segundo a petista, ela “jamais usaria a gestão pública para fazer guerra política”.
A petista também comentou sobre a questão das secretarias. O prefeito Renildo tinha dito que a deputada “comandou, através de pessoas ligadas a ela, durante doze anos, a Secretaria de Educação de Olinda”
“Quem nomeia Secretários é o gestor e se de fato eu tivesse comandado a Secretaria de Educação durante 12 anos, como afirma o prefeito, os três Secretários ligados ao PT, que por lá passaram, teriam sido ordenadores de despesas, como manda a lei, responsáveis pela execução de 25% dos recursos vinculados constitucionalmente à pasta”, relatou Teresa, em nota.
De acordo com a parlamentar, Renildo também endossa o “cordão da despolitização” ao falar em possibilidade de “conluio”. Por fim, a petista disparou contra o comunista afirmando que a defesa do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) pelos partidos da base “ não pode esconder, nem justificar as ações de um mau gestor e muito menos servir de escudo para aqueles que tentam fugir do debate sobre a real situação política e administrativa instalada em Olinda”.
Vice-prefeito
Também em nota, o vice-prefeito de Olinda, Enildo Arantes (PT), amenizou as declarações de Renildo afirmando que o PT segue firme no apoio ao prefeito. Além do cargo de vice, os petistas ocupam a Secretaria de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social e Direitos Urbanos no município.
Segundo Enildo, o partido não visualiza nenhuma quebra de acordo com Renildo e que não colocou ainda em debate as eleições municipais de 2016. “Considero precoce, visto que estamos apenas com 1 ano e 10 meses de gestão, portanto, menos da metade do mandato, considero que é muito mais importante continuar contribuindo para que as centenas de obras estruturadoras em parceria com o governo Dilma possam ser concluídas e assim seguirmos melhorando o perfil social e econômico da cidade, que hoje recebe um tratamento diferenciado do governo federal e tem melhorado a vida das pessoas”, disse.
