Mercadante: 15 ministros entregaram carta de demissão

Exoneração de Marta Suplicy será publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira

De O Globo – Luiza Damé, Catarina Alencastro, Eliane Oliveira e Mônica Tavares


Mercadante disse que demissões não têm relação com saída de Marta – ANDRE COELHO/Agencia O Globo / Agência O Globo
O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira que cerca de 15 ministros colocaram seus cargos à disposição da presidente Dilma Rousseff, em cartas enviadas ao Palácio do Planalto. Mercadante afirmou, no entanto, que essa foi uma iniciativa dele, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, mas que ninguém é obrigado a acatá-la. Segundo Mercadante, os três colocaram os cargos à disposição da presidente.

Mercadante disse ainda que esse movimento não tem relação com o pedido de demissão apresentado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, quando a presidente já estava viajando para o Qatar.

— Ainda estão chegando muitas, mas seguramente mais de dez, 15 ministros já apresentaram. Algumas foram direto para o gabinete da presidente. É uma formalidade. Para Mercadante, a articulação visa a seguir o que Dilma disse durante a campanha – governo novo, equipe nova. Ele disse não ter tratado da demissão de ministros com a presidente.