Depois de retornar de suas férias em Miami, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, iniciou ontem sua carreira de palestrante. O primeiro contratante foi o banco Itaú, dos irmãos Roberto e Neca Setubal, que, depois de apoiar com entusiasmo o projeto de Marina Silva em 2014, já vislumbram em Barbosa uma nova perspectiva de poder. Barbosa saiu do STF para ser palestrante bem-remunerado e também candidato à presidência da República em 2018.Na palestra, realizada no Hotel Copacabana Palace, para clientes vip do Itaú, Barbosa, mais uma vez atacou o Poder Judiciário. Segundo relato do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, ele ecoou as críticas feitas recentemente por Gilmar Mendes e disse enxergar um risco nas próximas nomeações para o STF. Gilmar falou em “bolivarianismo”. Barbosa disse que as mudanças no colegiado, ocorridas no fim da Ação Penal 470, contribuíram para reduzir as penas dos políticos envolvidos no processo.
Segundo o relato de Ancelmo Gois, a principal curiosidade da plateia não foi respondida: o motivo pelo qual Barbosa não apoiou nenhum dos candidatos em 2014. Ele não se comprometeu com a presidente Dilma Rousseff, com o senador Aécio Neves ou com Marina Silva porque prepara, desde já, sua candidatura em 2018, encarnando o papel que desempenhou nos últimos anos: o de moralista midiático. (Do Portal BR 247) |
Depois de retornar de suas férias em Miami, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, iniciou ontem sua carreira de palestrante. O primeiro contratante foi o banco Itaú, dos irmãos Roberto e Neca Setubal, que, depois de apoiar com entusiasmo o projeto de Marina Silva em 2014, já vislumbram em Barbosa uma nova perspectiva de poder. Barbosa saiu do STF para ser palestrante bem-remunerado e também candidato à presidência da República em 2018.