| Crédito:Credito: Victor Juca/ victorjuca.com |
O Cinema São Luiz, na Boa Vista, ganhará novos equipamentos de projeção de imagens e som. O recurso de R$ 1,2 milhão foi garantido à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) por meio de um termo de abertura de crédito suplementar assinado na última sexta-feira (07) pelo Governador do estado, João Lyra Neto.
De acordo com a Fundarpe, a assinatura do contrato entre a fundação e a empresa vencedora de licitação será feita em até 120 dias. Com a verba, serão adquiridos um projetor digital 4k, tridimensional e um som Dolby 7.1. A aquisição vai dar mais visibilidade às produções de realizadores do audiovisual.
A modernização do sistema era considerada de urgência já todo o cinema havia sido reformado em 2009 mas o sistema não havia sido digitalizado, o que demandava um gasto de 30% do orçamento, com a locação de equipamentos para realizar os festivais de filmes. A falta dos aparelhos motivou, inclusive, um protesto no último dia do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, realizado no domingo passado (2). Na ocasião, a última sessão foi interrompida para manifestações de produtores e para a coleta de assinaturas que fizeram parte de uma carta encaminhada ao governo do estado. Também foi feita uma petição online pedindo mais participação popular.