Por Arthur Cunha*Todo mundo sabe o tamanho da admiração que tenho por Eduardo Campos. Por não ter pai, tive que buscar em outras pessoas referências desse tipo para construir a minha personalidade. Não tenho vergonha de dizer que muitas delas encontrei nele. Em tanta coisa da minha vida pessoal e profissional me vejo tentando imitar Eduardo Campos…
Foi com ele que aprendi a ser firme, afirmativo e determinado na busca do meu objetivo. Não tem um dia que não acorde para trabalhar e lutar até o fim para ser alguém na vida inspirado nele. Eduardo Campos trabalhou até a hora da morte.
Esse é o legado que ficará para mim com mais força: a determinação! ‘As pessoas querem ser as coisas na vida e esquecem de dizer por que querem ser as coisas’. Já ouvi muito dele essa frase atribuída a Miguel Arraes.
Além de muito ensinamento, Eduardo Campos me deu o prazer e a realização profissional de cobrir o seu governo. Me pegou para criar mesmo. Foi mais do que fonte, foi professor. Foi estadista ao aceitar as críticas e as matérias que fiz contestando seu governo ou sua movimentação política.
Nunca misturou isso com a relação pessoal. Também sei que ele gostava de mim, já ouvi isso de muita gente diferente. Tanto que me deu a honra de ir ao meu casamento acompanhado dessa extraordinária mulher que é Renata. Foram como amigos e me deixaram muito honrado e feliz.
Eu já levei bronca e já recebi muito afago de Eduardo Campos. E adorava cobrir aquele governador diferenciado; eram as aulas que nenhuma faculdade vai me proporcionar. Já rodei Pernambuco do Sertão ao Litoral atrás do governador.
Sábado, me despedi dele em Ouricuri e Bodocó, no Araripe. E a despedida não poderia ter sido mais Eduardo Campos. Depois de um discurso monstruoso em Bodocó, que mobilizou a todos, fui conversar com ele na Van.
‘Chefe, o senhor botou pra fuder hoje’, eu disse. ‘Tu gostou, Arthuzinho?’. ‘O que o senhor acha?’, devolvi rindo. Esse homem estufou o peito, arregalou os olhos e sapecou: ‘Nós vamos ganhar!’.
E é isso que ‘Eduardo é’, um grande vencedor!
*Jornalista |