Mostra na Casa da Cultura traz homenagens de nomes como Verissimo e Chico Caruso ao mestre
A exposição do Globo na Casa da Cultura de Paraty fica em cartaz até o fim da Flip – André Teixeira / Agência O Globo
Os visitantes que passam pela exposição do GLOBO sobre o jornalista, escritor e cartunista Millôr Fernandes — homenageado da Flip neste ano —, na Casa da Cultura de Paraty, se surpreendem com a importância de Millôr para os colegas e aproveitam para mandar cartões-postais da exposição para parentes e amigos. Camilla Caetano e Cristiano Santos vieram de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e ficaram impressionados com a reverência dedicada a Millôr. Camilla mandou postais para amigos e levou outros consigo.
— Peguei um de cada para enquadrar e colocar lá em casa. Vai ficar lindo. Fiz a mesma coisa quando visitei a casa do (poeta chileno) Pablo Neruda — conta ela.
Na mostra, cartunistas e colunistas do GLOBO prestam uma homenagem ao amigo e mestre de formas distintas. Reinaldo, Claudio Paiva, Chico Caruso e Verissimo comparecem com cartuns lembrando Millôr, enquanto Loredano, Cavalcante, Leo Martins, André Mello e Bruno Drummond o fazem através de caricaturas, todas inéditas. As caricaturas foram transformadas em cartões-postais para os visitantes da mostra enviarem para quem quiserem.

Reinaldo promove, em seu cartum, um divertido encontro entre o homenageado e o ilustrador americano Robert Crumb, convidado da Flip em 2010. Na cena, Millôr o presenteia com o seu “Esta é a verdadeira história do paraíso” (que acaba de ser relançado pela Companhia das Letras) e Crumb lhe dá a sua adaptação em quadrinhos do livro bíblico do “Gênesis”, publicada em 2009.
Georgete Rodrigues mandou um postal para a filha, que mora em Brasília, e afirma que “redescobriu Millôr” através da exposição.
— Eu conhecia o trabalho do Millôr, mas fiquei muitos anos sem acompanhar a sua produção. Adorei a exposição e estou impressionada, a homenagem é mais que merecida. Agora, quero comprar tudo dele.
A exposição, que tem curadoria de Mànya Millen e Guilherme Freitas, fica em cartaz até o fim da Flip e traz ainda depoimentos em vídeo dos cartunistas Chico Caruso e Loredano, de Ivan Fernandes, filho do jornalista e responsável por supervisionar a reedição de suas obras, e de Luiz Gravatá, geólogo, jornalista, vizinho e amigo de Millôr.
oglobo