A tecnologia tridimensional faz parte dos planos do Facebook. A empresa anunciou a compra da startup especializada em realidade virtual Oculus por US$ 2 bilhões. A transação já tinha sido anunciada em março e foi confirmada na última segunda-feira (21/7) em comunicado conjunto emitido pelas companhias.
Segundo EFE, a startup é referência no setor graças ao capacete Oculus Rift, produto utilizado especialmente em jogos, embora suas aplicações estejam além do entretenimento. “Um futuro esperançoso nos espera, construiremos a nova plataforma de computação e voltaremos a imaginar a forma como as pessoas se comunicam”, diz a nota.
Com uma forma que lembra os óculos de esquiador, o Rift isola completamente o usuário de seu entorno e o introduz a uma realidade virtual tridimensional e envolvente (os óculos permitem a mudança constante de ângulo). Pela tecnologia, o Facebook pretende oferecer serviços a setores como comunicação e educação, além dos videogames.
A rápida consolidação da startup no mercado de videogames levantou algumas críticas por parte de seus consumidores, que acreditam que sua aquisição pela rede social faz parte de um plano do Facebook, que seria contrária à natureza da empresa.