Sílvio Filho propõe Pacto Estadual da Mobilidade Urbana

O deputado Sílvio Costa Filho (PTB) propôs na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a criação do Pacto Estadual da Mobilidade Urbana entre os governos federal, estadual e municípios da Região Metropolitana do Recife. A ideia surgiu depois de analisar pesquisa da empresa de tráfego Tom Tom, divulgada na semana passada, apontando a capital pernambucana como a mais congestionada do país.

Além da pesquisa, o parlamentar demonstrou a preocupação que tem com o tema, segundo ele, desde o início do seu mandato. “Tenho pautado a minha atuação, na Assembleia Legislativa, defendendo temas de interesse da sociedade civil organizada e dentre esses, o que mais preocupa, hoje, é o da mobilidade urbana e o do transporte coletivo”, justificou.

O deputado criticou o atraso de Pernambuco em investimentos no setor, destacando que enquanto o estado do Paraná e a Prefeitura de Curitiba têm planejamentos estratégicos para o transporte coletivo, desde 1970, o Recife e a Região Metropolitana sequer tem o plano de mobilidade aprovado.

“Tenho alertado, permanentemente, na tribuna, o grande desafio que os gestores públicos têm de apresentar com urgência, um plano de mobilidade com ações concretas que possam melhorar o trânsito da Região Metropolitana do Recife”, disse o parlamentar.

Quanto ao Sistema BRT do corredor Norte-Sul, Leste-Oeste, e alguns terminais que estão entrando em operação, o parlamentar disse reconhecer o avanço, mas lembra o atraso nas obras e acrescenta que o Recife e Área Metropolitana necessitam de mais investimentos. “Precisamos de novos corredores de ônibus, melhorar a frota de ônibus, retirar do papel o projeto que possa levar o metrô aos dois polos de desenvolvimento: Suape e Goiana, bem como o projeto do Arco Metropolitano”.