Celpe investe R$ 23,4 milhões em obras para a Copa


A GENTE NA LUZ DA GENTE

Primeira concessionária do país a concluir a infraestrutura elétrica para a Copa do Mundo de 2014, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) investiu R$ 23,4 milhões em obras de ampliação e reforço de redes de distribuição de energia, construção de nova subestação e manutenção preventiva nos circuitos que atendem a Itaipava Arena Pernambuco, aeroporto, sistemas de transporte, além de redes de telecomunicações, hoteleira, hospitalar, centros de treinamento e de imprensa.

Nos dias de jogos na arena e da Seleção Brasileira, um contingente com mais de 600 profissionais, entre técnicos, coordenadores e engenheiros, será mobilizado para atuar em caso de alguma eventualidade.  Um representante da empresa vai estar no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria de Defesa Social. Equipes de plantão também permanecerão posicionadas em locais estratégicos e de maior concentração de pessoas.

Preventivamente, a concessionária executou mais de 55 mil podas e realizou manutenção em equipamentos e componentes da rede de baixa tensão e dos circuitos de média tensão. Também foram promovidas inspeções termográficas e visuais em 475 quilômetros de linhas de transmissão e em 810 quilômetros de linhas de distribuição, além de 30 subestações.

Para assegurar o fornecimento de energia à arena, que sediará cinco partidas do mundial, a Celpe, em parceria com o Governo do Estado, construiu uma nova subestação, situada ao lado do estádio. A unidade possui uma potência de 40 MVA, com dois transformadores de 20 MVA. Na prática, caso um dos equipamentos venha a ficar indisponível, o segundo garante o atendimento a toda demanda prevista para o estádio e instalações próximas, sem interrupção na distribuição de energia elétrica.

A Subestação Arena será alimentada por duas linhas de transmissão, o que confere maior confiabilidade. Uma delas sairá da Subestação Joairam 230/69 kV, da Chesf, no Recife, e a outra da Subestação Pau Ferro 230/69 kV, em Igarassu. Caso uma delas apresente algum tipo de problema, a outra tem plena capacidade de manter o suprimento elétrico.

Com a finalidade de promover a distribuição da energia, foram instalados três circuitos de 13,8 kV, sendo dois exclusivos para atender o estádio e um para a iluminação pública e demais atividades nas imediações do empreendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *