Pernambucano Francisco Falcão eleito presidente do STJ

O pleno do Superior Tribunal de Justiça escolheu nesta terça-feira (27) o ministro Francisco Falcão para ser o presidente do tribunal e do Conselho da Justiça Federal. Atualmente, o Falcão é corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A vice-presidente do STJ será a ministra Laurita Vaz.

Pelo critério adotado no STJ para a presidência, de assumir o ministro com mais tempo de corte, o próximo presidente seria Gilson Dipp, que se aposenta em outubro. Dipp abriu mão da função, e Falcão foi eleito. Dos 32 votos, ele recebeu 29.  Para ser vice, Laurita Vaz recebeu 30 votos.

O atual presidente do STJ, Félix Fischer, acabou não concorrendo à indicação ao cargo de corregedor do CNJ, conforme era esperado. Com isso, o pleno aprovou a indicação da ministra Nancy Andrighi por 30 votos para a função. Ela assumirá o lugar que será deixado por Francisco Falcão.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Francisco Cândido de Melo Falcão Neto assessorou, em 1979, o Governador do Estado de Pernambuco (Marco Maciel) ocupando, em seguida, a vaga de Juiz do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco3 . Foi presidente do TRF/5 no Biênio 1997-1999. Desde 6 de setembro de 2012 era o Corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça. Agora assume a presidência do CNJ. Com informações do G1 Brasília.