Depois de permanecer bloqueado durante três dias, o jornal digital 14ymedio, da blogueira Yoani Sánchez, foi liberado no último domingo (25/5) em Cuba. “Já está acessível @14ymedio na rede em #Cuba. Apressem-se usuários do Nauta [internet de Cuba]! antes do próximo bloqueio”, anunciou ela em seu perfil no Twitter.
Crédito:Divulgação

Jornal digital da blogueira foi liberado em Cuba após censura
Reinaldo Escobar, integrante do conselho da nova publicação e marido de Yoani, revelou à EFE que é melhor aguardar para ver se o desbloqueio terá alguma “duração”, pois houve “confusão” pela instabilidade no acesso.
Yoani Sánchez lançou o portal na última quarta-feira (21/5), mas horas depois foi bloqueado e substituído por um site chamado “Yoani$landia”, que reunia artigos de blogueiros e jornalistas governistas com referências e críticas à jornalista.
O desbloqueio da publicação ocorreu após o diário oficial Granma, porta-voz do Partido Comunista de Cuba (PCC), informar que o site integra um plano dos Estados Unidos contra a ilha, cujo propósito fundamental é “alimentar as campanhas de desinformação e difamação contra o país”.
“Granma me dedica um ataque. Outro recorte para guardar aos meus netos”, escreveu a jornalista no microblog.