A indagação é de Vera ~Magalhães, na sua coluna da Folha de S.Paulo, deste sábado. E leva a colunista ao seguinte raciocínio:
”A pesquisa Datafolha mostra que falhou a estratégia, evidenciada no pronunciamento de TV de Dilma Rousseff no Primeiro de Maio, de mostrar que ela é a mais preparada para fazer mudanças, desejo de 74% dos eleitores. A vitória de Aécio Neves (PSDB) sobre a presidente como o candidato mais apto a fazer mudanças se ancora na classe média: ele saltou de 20% para 30% nesse item entre quem tem renda de 5 a 10 salários mínimos, e de 14% para 20% na faixa de 2 a 5 mínimos. Dilma foi a única que oscilou para baixo como mais apta a fazer mudanças: Lula cresceu de 32% para 38% e Eduardo Campos (PSB), de 7% para 10%. O Datafolha mostrou que 64% dos eleitores que declaram voto em Dilma no primeiro turno acham que o candidato do PT a presidente deveria ser Lula. Só 34% dos eleitores da presidente acham que ela deveria ser a postulante do partido. Em cenário de segundo turno, Campos continua absorvendo votos Já Aécio perdeu espaço entre os eleitores do pessebista. Entre os entrevistados que dizem que votariam em Lula se ele fosse candidato, apenas dois terços declaram voto em Dilma. Ela tem 66% entre os lulistas, Aécio obtém 8% e Campos vai a 6% nesse Já os eleitores de Dilma que dizem votar em Lula caso ele seja o candidato chegam a 87%. Outros 4% dos dilmistas preferem Aécio Dilma perdeu parte de seu eleitorado em municípios pequenos, Nas cidades menores, a presidente tinha 48% em abril e agora |
A indagação é de Vera ~Magalhães, na sua coluna da Folha de S.Paulo, deste sábado. E leva a colunista ao seguinte raciocínio: