Estado fomenta divulgação da literatura afro-brasileira

Vilson Caetano de Souza Júnior, doutor em Antropologia, lançou ontem (7), na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o livro “Ara Mi – Meu Corpo Alimentação e outros temas afro-brasileiros”. A obra, que conta com ilustrações do artista plástico Rodrigo Siqueira, é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, pelo Comitê Racial da Promoção de Igualdade Racial (CEPIR) e o Movimento Negro Unificado (MNU).

O livro é composto por artigos curtos e ilustrados que revelam, desnudam e desvendam a força, os traços, a cultura e a religião afro-brasileira. O material ainda traz para os leitores assuntos contemporâneos relacionados à bioética e à saúde, assuntos sempre baseados em mitos e visões de mundo africano reorganizado pelo Brasil.

Jorge Arruda, assessor especial do Governo do Estado que coordena o curso de língua e cultura yorubana, disse que “cada vez mais precisamos falar, contar, escrever, dizer a palavra denunciar e anunciar a sacralidade das religiões de matrizes africanas através de obras de autores negros, como é o caso do babalorixá Vilson Caetano”.

Além do lançamento do livro, o evento contou também com a palestra magna sobre aplicabilidade da Lei 10.639-3, que versa a obrigatoriedade do poder público de implantar a história e cultura da África nas escolas desde a educação infantil até a universidade.