Dilma anuncia R$ 2,8 bilhões para obras de saneamento

Valor.

A terceira etapa das ações de saneamento da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), anunciada pela presidente Dilma Rousseff (PT) na manhã desta terça-feira (6), totaliza R$ 2,8 bilhões, destinados a 635 municípios com até 50 mil habitantes. As informações são do Ministério da Saúde, responsável pela seleção dos projetos, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

“Falar do saneamento e da saúde é falar em um direito universal”, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro. “O saneamento tem papel fundamental na qualidade de vida da população”, acrescentou, em cerimônia no Palácio do Planalto ao lado da presidente Dilma Rousseff.

Os recursos serão aplicados em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, iniciativa que irá beneficiar cerca de 5,3 milhões de habitantes, segundo o ministério. O Governo Federal pretende ampliar o percentual de atendimento das populações para alcançar as metas estabelecidas no Plano Nacional de Saneamento Básico, anunciado pela presidente no final do ano passado.

Além de Chioro, participam da solenidade os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil),  Miriam Belchior (Planejamento) e Edison Lobão (Minas e Energia), além do vice-presidente Michel Temer (PMDB) , governadores, prefeitos, parlamentares e representantes de entidades como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).