A Geração Editorial resolveu ignorar a polêmica relacionada às biografias não autorizadas e está lançando o livro “Minhas Lembranças de Leminski”, de Domingos Pellegrini, história sobre a vida e a obra do poeta paranaense Paulo Leminski. A publicação não tem a aprovação dos herdeiros do escritor.
Crédito:Reprodução

Livro não tem autorização da família de Leminski
“Mais uma vez decidimos seguir a Constituição, que prevê liberdade de expressão para qualquer veículo de comunicação. Com isso também encaramos o grupo ‘Procure Saber’, que pretende censurar as editoras brasileiras”, afirmou a Geração Editorial em nota, segundo informações da Folha de S. Paulo.
O grupo “Procure Saber” é uma mobilização de artistas brasileiros – como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Milton Nascimento, Erasmo Carlos e Roberto Carlos – que defende o direito ao veto de biografias produzidas e publicadas sem o consentimento do biografado ou de seus familiares. Um projeto de lei está na pauta da Câmara dos Deputados em Brasília (DF).
O autor da biografia de Leminski, o jornalista e publicitário Domingos Pellegrini, recebeu o convite para escrever sobre o poeta em 2013, através de suas herdeiras. Seu texto, porém, recebeu objeções que ele classificou como “descabidas”.
“O movimento ‘Procure Saber’ devia se chamar ‘Procuramos Esconder’. Já foi amplamente derrotado pela imprensa e pela opinião pública, inclusive por muitos artistas como Ney Matogrosso e Alceu Valença. Seus proponentes não souberam distinguir entre privilégios pessoais e valores civilizatórios”, o jornalista.