Berzoini vê ampla aliança de apoio à reeleição de Dilma

 


Reuters.

Nem a queda da avaliação positiva do governo e da presidente Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas, nem o movimento ‘Volta, Lula’ impedirão a petista de formar uma grande aliança partidária para seu projeto de reeleição, disse nesta quarta-feira (30) o ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini.

Nas últimas semanas, pesquisas eleitorais têm mostrado a queda na avaliação da gestão da petista e das suas intenções de voto, alimentando a discussão dentro de alguns partidos aliados sobre a manutenção da aliança eleitoral com o Partido dos Trabalhadores, o que levou o Partido da República (PR) a lançar um manifesto pela volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a disputa deste ano.

Berzoini atribuiu o crescimento desse movimento às incertezas econômicas sobre a retomada do crescimento econômico e o controle da inflação. ‘Temos efetivamente um diálogo com todos os partidos que, no nosso entendimento, caminha para ampla coalizão’, afirmou.

Na avaliação do governo, nesse momento de pré-convenções partidárias é natural que haja mais tensão para formação da aliança nacional, porque as legendas estão ajustando seus projetos regionais para ganhar o maior número possível de cadeiras no Congresso Nacional e eleger governadores nos estados.

Berzoini considera ainda o debate sobre o ‘Volta, Lula’ uma discussão ‘sem senso prático’ e que é defendido por uma ala minoritária do ‘mundo político’. Segundo ele, quando o debate eleitoral se estabelecer efetivamente, em julho, os aliados terão maior facilidade para defender o projeto de reeleição, porque, segundo ele, há muitos avanços sociais que foram sentidos pela população.