Projeto Recife: The Playable City tem mais um dia de programação no Centro

Ação, que teve início na sexta-feira, segue até este domingo, no Bairro do Recife

Maurício Ferry/Folha de Pernambuco

Intuito é transformar cidade em lugar brincável/jogável

O conceito de uma cidade brincável/jogável é a aposta do projeto Playable City. O segundo dia do evento, que aconteceu neste sábado (11), na rua do Apolo, Bairro do Recife, contou com palestras, oficinas e intervenções públicas, com o intuito de incitar o conceito de uma capital em que o público libere a criativade para moldar e, literalmente, brincar, seja desenhando com giz nas paredes e chão das ruas ou grafitando frases em murais de aço montados para a ação. A programação, que teve início na sexta-feira (10), segue até este domingo (13).

Carla Costa, 35, gerente de articulação empreserial do Porto Digital e responsável pelos programas de internacionalização e pelo Recife: The Playable City, conta que o projeto é composto por três propostas: a primeira é promover a interação entre o ecossistema criativo do Recife e Pernambuco; a segunda é a internacionalização do Porto Mídia; e a teceira é trazer para Recife esse conceito de cidade “playable”.

A concepção da ação começou há cerca de dois anos e, no fim de 2013, foi feita uma seleção de quatro artistas, quatro produtores e dois tecnólogos recifenses para participar do programa, enquanto, simultaneamente, aconteceu o mesmo processo no Reino Unido, com profissionais ingleses. Em janeiro desse ano, esses dois grupos começaram a interagir em Bristol, Inglaterra, a fim de pensar maneiras de tornar Recife brincável. Na última semana, os ingleses viajaram para cá com o intuito de finalizar as ideias criadas no primeiro encontro.

No domingo (13), acontece o encerramento das atividades da iniciativa. “Na verdade, a intenção do Porto Digital  é plantar a semente de aproximar o cidadão da cidade. De promover um olhar diferente do que se tem normalmente, que é o olhar dos engenheiros e arquitetos, agora levando em consideração também a voz, a experiência de artistas, produtores e tecnólogos.” explica Carla.

Confira a progração deste domingo:

Domingo – 13 de Abril

11h às 19h – Intervenções no Recife Antigo, território do Porto Digital

15h às 21h – Exposição: Recife The Playable City (de 11/04 à 11/05 at Portomídia Gallery)

Até o dia 11 de maio, ficará exposta uma exibição contando a história do projeto, no Porto Mídia.

fonte:folhape