Fenômeno “Lua de Sangue” poderá ser visto nesta terça no Observatório da Sé
Eclipse lunar vai ser iniciado por volta das 4h45 e se encerra as 7h38

Satélite natural estará entre a estrela Espiga e Marte
Na próxima terça-feira (15), quem se dirigir ao Observatório da Sé, em Olinda, vai ter a oportunidade de contemplar um fenômeno astronômico raro. O eclipse lunar, no qual deixará o satélite natural com tons avermelhados, vai ser iniciado por volta das 4h45, quando a sombra do planeta vai cobrir completamente a lua. O espetáculo da “Lua Vermelha” ou “Lua de Sangue” se encerra às 7h38.
Especialmente para esse evento, o Observatório da Sé abrirá das 0h às 5h, com telescópios à disposição do público. A programação inclui ainda músicas sobre a lua, vídeos, exposições e observação em telescópios. Todas as atividades são gratuitas.
O astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), destaca que, durante a evolução do fenômeno, a lua estará entre a estrela Espiga e Marte. “E por estar mais próximo da estrela, fará do evento algo particularmente atraente. A luz proveniente do Sol que atinge a atmosfera da Terra é desviada sobre a Lua eclipsada, mas a atmosfera da Terra retém o lado azul do espectro de cores do Sol, resultando na cor alaranjada” – explica Canalle.
Segundo Jair Barroso, do Observatório Nacional, os dados das fases do eclipse mais importantes, em relação ao horário de Brasília são: início aproximadamente às 3h da madrugada (no lado poente), meio do eclipse total às 4h46min (já próximo ao raiar do dia no Rio de Janeiro, por exemplo) e final às 6h33min. “A duração do eclipse total, ou seja, a Lua imersa no cone de sombra da Terra será de 78 minutos”, relata.