Eduardo Campos lança pré-candidatura nesta segunda (14)

A partir de agora, o socialista iniciará suas andanças pelo país afora

O ex-governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, dará o pontapé inicial de sua pré-candidatura à presidência da República e da sua vice, a ex-senadora Marina Silva (PSB), nesta segunda-feira (14), durante ato político-cultural intitulado de “Eduardo Campos e Marina – Encontro pelo Brasil”. O anúncio será feito em Brasília às 14h, dez dias após a renúncia do gestor da administração estadual.

Desde as eleições municipais para prefeito do Recife em 2012, Campos deu os primeiros indícios de ruptura com o PT da presidente Dilma Rousseff,quando lançou o candidato e atual gestor da capital pernambucana, Geraldo Julio (PSB), como concorrente da chapa petista formada pelo senador Humberto Costa e o deputado federal João Paulo.

De lá para os dias atuais, os diálogos, as alianças e a postura do ex-governador foram modificadas. O socialista começou a agir de forma independente ao governo federal até desembarcar de vez da base aliada quando colocou os cargos do PSB à disposição.

Depois, vieram a aliança com a organizadora do Rede Sustentabilidade e rival ferrenha de Dilma, Marina Silva, a forte aproximação com o PSDB do tucano e também adversário da presidente, senador Aécio Neves, além de um discurso afiadorecheado de críticas ao governo e promessas de uma “nova política”.

Com a saída do governo de Pernambuco no último dia 4 de abril, penúltimo prazo permitido pela Justiça Eleitoral para quem pretendia candidatar-se nas eleições deste ano, Campos cravou de vez o desejo da disputa eleitoral e silenciou os que poderiam ter esperança de sua não candidatura.

A partir de agora, o socialista percorrerá os Estados brasileiros a fim de tornar-se conhecido nas cinco regiões do Brasil. No entanto, conforme confirmou em entrevista dias antes de sair do governo estadual, focará, principalmente, em São Paulo – onde há o maior colégio eleitoral do país – e em Brasília, cidade sede de seu partido.