Geller é convidado para Ministério da Agricultura

DILMA CEDE E COM GELLER O PMDB ABOCANHA O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Estadão Conteúdo.

O atual secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, afirmou, na noite de ontem (12), que foi convidado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir a pasta. Geller, nome ligado ao PMDB do vice-presidente Michel Temer, disse que o anúncio oficial deve ser feito nesta quinta-feira (13) e que a posse pode ocorrer ainda nesta semana.

Geller e o atual ministro, Antônio Andrade, que deixa o cargo para tentar um novo mandato na Câmara dos Deputados, estiveram reunidos com a presidente no Palácio do Planalto. Em seguida, ambos foram ao gabinete do presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para que Antônio Andrade informasse sobre o convite e agradecesse o apoio do Legislativo e da bancada do partido durante sua gestão à frente da pasta.

O nome de Geller não teve o aval prévio da bancada peemedebista na Câmara dos Deputados, que tem enfrentado o Palácio do Planalto em uma crise política que rendeu, somente nesta semana, duas derrotas para o governo. “Tenho o aval do ministro e do setor”, disse Geller a jornalistas, ao deixar o gabinete de Henrique Alves.

Antônio Andrade, por sua vez, justificou que a bancada peemedebista havia anunciado que não indicaria substitutos para as vagas que ocupa na Esplanada dos Ministérios, mas ressaltou que não houve objeções dos deputados correligionários. De acordo com o atual ministro, o nome de Geller não trará mais tensão para a crise entre o Palácio do Planalto e a base aliada na Câmara Federal. “Os ânimos não vão ficar mais acirrados. Se fosse indicado outro nome, talvez a bancada pudesse ficar contrariada”, justificou.