Foto: AFP.
A revista Newsweek publicou uma reportagem nesta quinta (6) que revelou a identidade do criador do Bitcoin, a mais conhecida das moedas virtuais. O nome dele é Satoshi Nakamoto, um japonês de 64 anos, pai de seis filhos e que ainda mora com a mãe de 93 anos em San Bernardino (próximo a Los Angeles), nos EUA.
A identidade de Nakamoto permaneceu anônima até agora. A revista disse que passou dois meses investigando até que conseguiu ter acesso a pessoas próximas ao criador. Ele nasceu em julho de 1949, filho de um monge budista. Se mudou com a mãe, o padastro e dois irmãos para a Califórnia em 1959, onde se formou aos 23 anos na Universidade Estadual Politécnica.
Nakamoto começou o desenvolvimento da moeda em 2008. Ele publicou um trabalho científico em uma lista de e-mails privada, mas acabou deixando sua invenção de lado. Um grupo de desenvolvedores decidiu levar adiante a criação da criptomoeda, que hoje é organizada pela organização sem fins lucrativos Bitcoin Foundation.
A reportagem chega em meio a uma crise do bitcoin. Um dos maiores sites de transações da criptomoeda, a MtGox, disse ter sido alvo de um roubo de mais de 850 mil bitcoins, o que dá mais de 550 milhões de dólares em valores atualizados.
A revelação da identidade de Nakamoto não foi muito bem recebida. Muitos criticaram o fato da revista empreender tanto esforço para revelar a identidade de um homem que desejava permanecer anônimo. Já outros simplesmente não acreditam que este seja o verdadeiro Nakamoto.
fonte:mundobit

