Câmara Federal conclui partilha de comissões fixas

G1.

Após duas semanas de discussões, os líderes da Câmara dos Deputados definiram, na noite de ontem (18), a partilha das 22 comissões permanentes da Casa, colegiados nos quais as propostas legislativas começam a ser discutidas antes de serem submetidas ao plenário. Dono da maior bancada da Câmara Federal, o Partido dos Trabalhadores (PT) irá comandar três comissões, entre as quais a mais disputada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Estruturas estratégicas para a atividade legislativa, as comissões são intensamente disputadas por todas as legendas do parlamento. Nesses colegiados são discutidas as propostas legislativas, realizadas audiências públicas e também analisadas a aprovação ou rejeição de projetos. Em algumas ocasiões, as votações nas comissões são terminativas e não necessitam de encaminhamento ao plenário.

A distribuição completa de quais siglas irão comandar cada um dos colegiados fixos neste ano foi concluída somente depois que o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), aceitou criar uma nova comissão para acomodar o PSC – a legenda, que no ano passado gerou polêmica ao presidir a Comissão de Direitos Humanos, corria o risco de ficar de fora da partilha por ter perdido parlamentares para outras legendas.

Veja como fica a divisão de comissões por partido:

PT – Constituição e Justiça / Direitos Humanos / Seguridade Social e Família.
PMDB – Finanças e Tributação / Fiscalização Financeira / Controle e Desenvolvimento Urbano.
PSDB – Ciência e Tecnologia / Relações Exteriores.
PSD – Defesa do Consumidor / Minas e Energia.
PP – Trabalho / Turismo.
PR – Agricultura.
PSB – Educação.
DEM – Segurança Pública.
SDD – Desenvolvimento Econômico.
PROS – Integração Nacional.
PTB – Viação e Transporte.
PSC – Participação Legislativa.
PV/PPS – Meio Ambiente.
PDT – Desporto.
PCdoB – Cultura.