AO SABOR DO NOVO

Lenine, Itamar e Paulinho da Viola convivem ao lado de Criolo e Vitor Pirralho em novo disco de Ney Matogrosso

Ney Matogrosso aposta em nova geração de compositores em seu álbum Atento aos Sinais. Foto: divulgação

O cantor Ney Matogrosso apresenta agora o resultado da turnê que está nas ruas desde fevereiro de 2013: é o seu novo álbum de estúdio, Atento aos Sinais, lançado no fim do ano. O nome deste 33o disco individual deixa nas entrelinhas sua tônica: um repertório que contempla músicas de compositores da nova geração, como também uma referência às manifestações populares que tomaram o Brasil em 2013.

A ideia original, no entanto, não era essa. O espetáculo que resulta neste disco seria uma homenagem aos “malditos” da música brasileira. Mas, quando foi montar o repertório, Ney se deparou com novos compositores e passou a agregá-los ao show. “Não foi uma coisa premeditada. Eu fiquei mais ao sabor do que se apresentava”, conta. Da ideia inicial ainda restaram duas canções de Itamar Assumpção (1949-2003): “Noite Torta” e “Isso Não Vai Ficar Assim”. Lenine, Arnaldo Antunes, Alzira Espíndola, Pedro Luís, Paulinho da Viola e Vitor Ramil completam o bloco de autores veteranos ou de antigos parceiros de Ney presente em Atento aos Sinais.

Do gaúcho Vitor Ramil, que iniciou carreira nos anos 1980, Ney Matogrosso já havia registrado a composição “Invento” no CD Beijo Bandido (2009). “Depois que eu gravei a primeira música dele, ouvi todos os seus discos e fui selecionando tudo o que gostava; separei umas cinco músicas. Dessas, eu peguei para o disco ‘A Ilusão da Casa’. ‘Astronauta Lírico’ vai só para o DVD”, revela o intérprete.

Mas é de um novo autor que vem o verso que dá nome ao álbum: Atento aos Sinais foi retirado da música “Oração”, de Dani Black. “O Dani é filho da Tetê [Espíndola] e eu o conheço desde criança. Ele sempre compôs e eu já tinha visto que ele era talentoso”, garante o músico. Da nova geração, Ney ainda convocou Criolo ao gravar “Freguês da Meia-Noite”, faixa do segundo disco do rapper paulistano, Nó na Orelha; o professor de literatura e rapper alagoano Vitor Pirralho, um dos selecionados do Rumos Música 2007-2009, está representado por “Tupi Fusão”; e o trio paulistano Zabomba, com “Pronomes”.

O DVD do show deve ser gravado até abril deste ano e reúne o repertório do disco acrescido de algumas novidades ?  “Poema”, de Cazuza, e “Ex-Amor”, de Martinho da Vila, que o cantor gravou para o projeto Sambabook, do artista da Vila Isabel. “As pessoas estavam reclamando que o show estava um pouco pequeno. Eu também senti isso, então acrescentei algumas outras canções.”

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=EtGkbAPlTX4&w=560&h=315]

Ney Matogrosso – Rua da Passagem – Trânsito (Vídeo Clipe Oficial)

O cantor Ney Matogrosso apresenta o CD Atento aos Sinais, lançado pela Som Livre.
Veja o vídeo clipe oficial de Rua da Passagem (Trânsito), música composta por Arnaldo Antunes e Lenine.

 

fonte:itaúcultural