Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito e vice de Altinho

G1.

O prefeito e o vice-prefeito de Altinho, Aílson Oliveira (PSD) e Marcos Sampaio (DEM), respectivamente, tiveram os cargos eletivos cassados na noite de ontem (5) pelo juiz José Adelmo Barbosa da Costa Pereira, da 48ª Zona Eleitoral. De acordo com a sentença, os gestores teriam feito uso político de um suposto atentado no pleito eleitoral de 2012.

“O que está em questão é a fraude do processo eleitoral. Mesmo que o atentado tenha sido forjado ou não, o que estamos julgando é que o atual prefeito, na época candidato, utilizou o episódio para comover os eleitores na campanha eleitoral”, explica o magistrado.

O prefeito e o vice serão notificados sobre a sentença e, após a notificação, terão os cargos suspensos. Os advogados poderão recorrer com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), pedindo a suspensiva da sentença.

Se o recurso foi aceito pelo tribunal, Aílson e Marcos Sampaio continuarão exercendo o cargo até a data do julgamento. Caso contrário, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro das Associações (PT).