Prefeitura do Recife amplia cobertura do SAMU

A Prefeitura do Recife expandiu a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) criando mais cinco bases. A partir de 1º de fevereiro, serão nove pontos espalhados em toda a capital pernambucana, facilitando o deslocamento das equipes e diminuindo o tempo de espera da população. Nesse sentido, foram contratados, através de uma seleção simplificada realizada em novembro do ano passado, 132 profissionais de saúde, aumentando para 700 os quadros do serviço.

O prefeito Geraldo Julio participou da formatura desses profissionais na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Banco Central. Ao fim da cerimônia, o gestor fez a entrega de dez novos veículos que possibilitarão ao SAMU atuar pela primeira vez com 22 equipes.

“São novos profissionais para o SAMU e novos veículos que se juntam à contratação de médicos e reforma na sede. Tudo isso para diminuir o tempo de espera. É muito importante que as pessoas sejam atendidas nos primeiros minutos, isso é fundamental para a qualidade de vida. Aqui, fizemos um investimento importante para que a população conte com um bom serviço”, explicou Geraldo.

Dos 132 novos profissionais, são 100 técnicos de enfermagem, 18 enfermeiros e 14 condutores. Todos eles tiveram que passar por uma capacitação dividida em duas fases. A primeira já foi realizada e contou com treinamento prático na base do SAMU, bem como capacitação em traumas, reanimação cardiopulmonar e urgências cirúrgicas e cardiológicas. Os técnicos e conutores participaram como socorristas em ambulâncias do SAMU, completando a carga horária de 60 horas – quantidade exigida pelo Ministério da Saúde para exercer as atribuições.

A segunda fase do curso representa a capacitação continuada e será feita durante todo o exercício da função dos novos profissionais. A partir da segunda-feira (3), os servidores terão treinamentos de emergências obstétricas, pediátricas, psiquiátricas, entre outras ocorrências. Todos os módulos – na primeira e segunda etapa – têm como base a plataforma do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) de São Paulo, que tem convênio com o Ministério da Saúde para realizar os treinamentos presencial e virtual.

Os comentários estão desativados.