Amupe reúne prefeitos para discutir Pernambuco de 2035

 

Propostas expostas no evento serão encaminhadas para a Seplag

  • Clélio Tomaz/LeiaJáImagensJosé Patriota fez a abertura do encontro
    Foto: Clélio Tomaz/LeiaJáImagens

Prefeitos de vários municípios pernambucanos se reuniram na manhã desta terça-feira (28), na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no bairro de Jardim São Paulo, Zona Sul do Recife, para discutir ações para o futuro de Pernambuco. A iniciativa faz parte de um Plano Estratégico de Desenvolvimento de longo prazo,lançado em junho de 2013 e intitulado de “Pernambuco 2035”  elaborado pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplag).De acordo com o presidente da Amupe e prefeito de Afogados de Ingazeira, José Patriota (PSB), o encontro tem o objetivo de trazer as pessoas escolhidas pelo povo em cada região do Estado, no sentindo de construir um futuro para o Pernambuco “Com o olhar e a participação de todos como a sociedade civil organizada, os governantes municipais, de forma que a gente possa desenhar um caminho que Pernambuco possa se encontrar, possa se ver e possa estrutura-se a cada dia para o seu desenvolvimento com distribuição de renda, com qualidade de vida”, pontuou o socialista. 

Questionado se realmente tem como planejar um futuro com mais de 20 anos de antecedência, ele frisou a importância de já traçar planos até lá. “A gente imagina, prospecta, pensa, desenha, traça os caminhos. É difícil ter certeza do futuro, mas a gente tem certeza do que a gente quer”, completou Patriota. 

Para o prefeito de Belo Jardim, Agreste pernambucano, João Mendonça Bezerra (PSD), prospectar sempre é relevante visando o futuro do Estado. “Isso nos dá uma segurança maior e nos dá uma garantia que iremos acertar mais. (…). É um estado de muita responsabilidade porque estamos tratando de uma coisa bem para frente, mas de certo conforto, porque nós não estamos fazendo só”, avaliou. 

Também presente no encontro, o prefeito de Salgueiro, Sertão do Estado, Marcondes de Sá (PSB), frisou ser relevante à discussão e elencou algumas áreas que não podem ficar de fora do planejamento. “Tem uma áreas que são de necessidades inerentes da vida: saúde, educação. Hoje (também) está na pauta à preocupação do meio ambiente, a questão do Nordeste, a água, a e sustentabilidade”, descreveu. 

Já o prefeito de Goiana, Mata Norte do Estado, Frederico Gadêlha (PTB), o debate promovido nesta terça-feira na Amupe poderá assegurar o futuro dos pernambucanos. “Planejar como o governo do Estado sugeriu, tem sido muito assertivo, principalmente com os entes públicos que representam cada Estado e cada um colocando suas dificuldades e ameaças visando um cenário possível, e estratégias para lançar aquilo que queremos chegar. É um caminho”, ressaltou. 

De acordo com José Patriota, após o levantamento de propostas por parte dos prefeitos ou representantes de cada município presente, as sugestões serão comentadas no Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Amupe, nos dias 17,18 e 19 de março no Centro de Convenções e ainda, encaminhados para avaliação da Seplag. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *