Paparazzo que fez fotos de Hollande também flagrou ex-presidente 20 anos atrás

 

O fotógrafo Sébastien Valiela, responsável pelas imagens que denunciaram o romance extraconjugal do presidente francês François Hollande com a atriz Julie Gayet, concedeu uma entrevista ao jornalLe Monde na última quarta-feira (15/1). A publicação lembra que o paparazzo foi responsável, há 20 anos, por revelar que um ex-presidente tinha uma filha fora do casamento.
Crédito:Reprodução
Fotógrafo revelou filha ilegítima de François Mitterrand em 1994
De acordo com o Le Monde, o primeiro chefe de estado envolvido em um escândalo por conta das fotos de Valiela foi François Mitterrand. Em 1994, com pouco mais de 20 anos de idade, o paparazzo fotografou o ex-mandatário saindo de um restaurante com sua filha Mazarine Pingeot, fruto de um relacionamento fora do casamento que mantinha em segredo até então.
Na entrevista, o profissional contou ainda que a operação para fazer as fotos de Hollande não foi tão complicada e que não só ele, mas vários fotógrafos franceses tinham a informação sobre o caso há mais de um ano. Faltava apenas descobrir o local onde o casal se encontrava.
Segundo o site RFI, a revista Closer acabou pagando 40.000 euros pelas fotos de Hollande, preço considerado baixo para o mercado paparazzi. Mas Valiela afirma que temia nem mesmo encontrar algum veículo disposto a publicá-las, devido à tradição da imprensa francesa em evitar exposição da vida pessoal de políticos. Em 1994, a Paris Match publicou as fotos de Miterrand com apenas uma pequena chamada na capa.
Valiela é um dos poucos fotógrafos franceses a se dedicar exclusivamente à vida de paparazzi e construiu parte de sua carreira nos Estados Unidos, onde, ao contrário da França, qualquer foto registrada em espaço público é autorizada, independente do conteúdo.