Mercados do Recife: onde a boemia se encontra

Nós crescemos ouvindo nossas mães e avós dizendo que vão “ao mercado”. Quando adultos, essa vira uma de nossas rotinas. E se pensarmos direitinho, o mercado é onde se começa qualquer receita. É lá também que conhecemos um pouco mais sobre a cultura de um local – os costumes gastronômicos, as comidinhas mais típicas, o artesanato. Ou seja, as raízes das cidades e seus bairros. No Recife, essas raízes estão bem vivas nos 24 mercados públicos. Selecionamos 4 desses locais onde você pode viver um pouco da boemia e das raízes da capital pernambucana, ao som de um bom samba degustado com uma cerveja gelada!

mercado da boa vista

Mercado da Boa Vista

O Mercado da Boa Vista é um dos mais antigos do Recife. Foi inaugurado no século XIX e atualmente é um dos pontos mais boêmios da cidade. A dica é ir aos sábados, antes do almoço, para ouvir um samba regado a cerveja e se deliciar com os caldinhos, codornas, bolinhos e o famoso patinho cozido no feijão preto.
Endereço: Rua Santa Cruz – Boa Vista.

mercado da encruzilhada_foto paulo camelo

Mercado da Encruzilhada

Na Encruzilhada, um mercado com uma das lojas mais antigas da cidade, aberta em 1950, a Loja da Costura. Mas também é lá onde se come um tradicionalíssimo bolinho de bacalhau! A vibe é a mesma do Mercado da Boa Vista, então chegue cedo. Além do mercado, nos arredores você encontra a famosa churrascaria (que também serve guaiamum, comida chinesa e japona) Teppan.
Endereço: Largo da Encruzilhada – Encruzilhada.

mercado são josé_foto Nathalia Verony

Mercado São José

O mercado público mais antigo do Brasil, inaugurado em 1875. Com uma estrutura toda construída em ferro, em estilo neoclássico, é um edifício que chama a atenção pela sua beleza. Por lá, os mais variados tipos de artesanato local e peças de vestuário – além de um tradicional mercado de pescados.
Endereço: Rua Iolanda Rodrigues Sobral – Iputinga.

mercado da madalena_foto paulo camelo

Mercado da Madalena

O famoso “fim de noite” é no Mercado da Madalena. Logo no começo, quando ainda se chamava Mercado do Bacurau, funcionava à noite – e por isso essa tradição continua nos dias de hoje, quando os boêmios passam lá para tomar a saideira e recuperar as energias com um bom cuscuz com bode guizado ou sarapatel.
Endereço: Rua Real da Torre – Madalena.

 

fonte/;tag it