“Se o Brasil der asilo [a Snowden], os EUA não poderão fazer nada”, diz David Miranda

O publicitário David Miranda, namorado do jornalista Glenn Greenwald  — responsável pela divulgação dos casos de espionagem do governo Barack Obama —, defendeu que dar asilo político do ex-agente da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden, é uma grande oportunidade de o Brasil dar uma resposta concreta aos casos de espionagem e, sobretudo, uma forma soberana de “peitar os EUA”.

Crédito:Agência Brasil
David Miranda encabeça movimento para asilo de Snowden no Brasil
Em entrevista ao portal Terra, ele confirmou que abraçou a causa e se disse otimista no sucesso da empreitada. Nesta terça-feira (17/12), uma audiência realizada em Brasília pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem deve discutir o assunto.
“Se o Brasil der asilo, os EUA não poderão fazer nada”, opina Miranda. “Nós precisamos dos EUA na economia? Sim, mas eles também precisam da gente. Estamos pensando em ajudar uma pessoa. Ele é um grande herói para o mundo inteiro e o Brasil pode peitar os EUA.”
Em carta aberta, em inglês, divulgada nesta terça-feira, o ex-agente diz que muitos senadores brasileiros pediram sua ajuda nas investigações sobre a suspeita de crimes cometidos contra cidadãos brasileiros. “Expressei minha disposição de auxiliar quando isso for apropriado e legal, mas, infelizmente, o governo dos EUA vem trabalhando arduamente para limitar minha capacidade de fazê-lo”, escreveu.
“Até que um país conceda asilo político permanente, o governo dos EUA vai continuar a interferir na minha capacidade de falar”, acrescentou Snowden. Atualmente, ele está na Rússia, onde recebeu refúgio temporário de um ano.